Minha criança

Deixando a psicologia aparte (até pq não é minha área de especialização – hum… isso me remete à uma pergunta: qual É a minha especialização?? – sorry, tema pra outro texto…), todos sabemos que temos uma criança ainda dentro de nós.

Nossa criança interna é algo nosso, só nosso e nosso até morrermos. Olha que grande beleza e responsabilidade temos com isso. A beleza de ter sempre aquela coisinha interna que vai “cry out for more”, perguntar mais, ser espontânea, viva, criativa, leve, ingênua sem perder a força (já repararam como crianças são resilientes??) e também a responsabilidade grande, enorme de não deixarmos morrer tudo que escrevi aí de tão legal… não deixar que a nossa criança padeça dentro de nós. Imagine que grande fardo saber que você matou a você mesmo, mas continua vivo?? Não. Eu opto pela segunda opção. Por deixá-la viva. E não somente “deixá-la viva”, mas sim alimentá-la com vida.

Eu opto por levá-la comigo pra onde quer que eu vá e tentar ver o mundo através dos olhos dela, olhos curiosos que passam sentimento de que tudo é novidade (por mais conhecido que algo já seja). A levo comigo a cada sorriso que dou pq sorrio pq quero, não por educação. A levo comigo quando me escuto gargalhar numa situação complicada de adulto e ela me diz lá dentro “ai, saco… resolve logo pra ir ao cinema”.

A carrego também nas horas da preguiça, do medo genuíno de alguma coisa que ficou sem esclarecer, sem entender…

E a levo na hora da saudade do pai que já foi e dos conselhos que ficaram sem ser recebidos por falta de tempo.

A levo nas horas de profundos mistérios e solidões que acometem a alma, no recuo de algo violento ou de um susto inexplicável. A carrego também na necessidade de uma poderosa proteção e dos abraços calorosos que são tão bem-vindos.

Pensando bem… eu não a levo a lugar algum. Ela é que me leva.

Hahahaha, e agora a parte que prova que tenho mesmo uma criança!! Recebi ontem de uma amiga um teste pra gente saber qual a boneca seríamos… olha o meu resultado (por isso a imagem acima):

Emília

Criativa e intensa em tudo que faz. Seu jeito excêntrico chama atenção e colabora para que você conquiste a todos de primeira. Nunca perca sua espontaneidade. Aproveite sua alegria de viver e faça com que as pessoas a sua volta desfrutem também dela.

Advertisements

2 Comments Add yours

  1. Ana says:

    Ju, adorei o texto. Uma vez num workshop de “descondicionamento do olhar” fiz um exercício inesquecível que era olhar para uma foto de quando eu era criança, lembrar de como eu era quando criança, depois… fechar os olhos e se imaginar num lugar (no meu caso foi um bosque com um lago, pimnheiros e um flamboyant) e caminhar ao encontro daquela minininha loirinha bunitinha e com uma carinha de sapeca. Dei um abraço nela, que posso afirmar que foi um dos melhores da minha vida. Um abraço de saudades, de alegria e que nos aproximou ainda mais!!! Ana “Moranguinho” rs

  2. gabriela says:

    Querida Ebons, fico tao impressionada como pode escrever tao bem, profundo e tao rapido. Voce realmente e uma pessoa brilhante, mesmo sem ter tido todos os conselhos do pai que te deixou (nos deixou). Voce simplesmente cresceu e TEVE que crescer sozinha, procurando o melhor caminho neste mundo com tantos caminos errados, voce conseguiu sempre escolher o lado certo (nem sempre os namorados, hahaha). Fico super orgulhosa de ter voce como irma e minha melhor amiga, sei que posso sempre contar com voce, mesmo longe. A parte da crianca que sinto falta e que simplesmente passamos tanto tempo juntas, matamos tantos mosquitos nas paredes e sinto a sua falta, mesmo dos momentos “bate portas”… :o) Voce tem uma personalidade unica neste mundo, sempre preocupada com todos e sempre honesta. Keep this way, don’t ever change, just keep on going and searching for the right road. It’s there for you!! Sinto muitas saudades, muitos beijos com amor e se cuide bem.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s